Páginas

sábado, 4 de junho de 2011

Como montar um aquário

 

A montagem de um aquário deve ser feita com todo cuidado, para que o peixe sinta-se bem e se adeque fora de seu habitat natural, como garantir a melhor qualidade de vida aos peixes de um aquário?

Cuidados com a temperatura, iluminação, tamanho, alimentação e limpeza devem ser feitos de forma a proporcionar essa qualidade de vida aos animais, para quem pratica aquarismo.

Como montar um aquário

O filtro para aquário pode ser feito de forma mecânica, química e biológica, o ideal é que se utilize um filtro que no mínimo circule 05 vezes o volume de água do aquário.

Os filtros mais utilizados são os seguintes: perlon, cerâmica e carvão ativado.

O próximo item é o aquecedor com termostato, o qual irá controlar a temperatura ambiente do aquário, dependendo da região em que você estiver a variação de temperatura brusca, como em São Paulo, por exemplo.

O recomendado para aquários é que a temperatura fique entre 23º a 27ºC, havendo diferenças de acordo com a espécie mantida no aquário, para resfriar o ambiente, já existem ventoinhas próximas a superfície que ajudam a diminuir a temperatura da água, o equipamento chiller, porém, pode tanto aquecer como resfriar o ambiente.

A iluminação dependerá do tipo de aquário que se deseja montar, se houver plantas é necessário maior iluminação do que um aquário somente de peixes, a iluminação deve ser branda, pois o excesso poderá estressar os peixes, pense qual seria as condições se ele estivesse em seu habitat natural, o interessante é tentar se aproximar dessas condições, a luz deverá ser apagada no período noturno, pois engana-se quem pensa que os peixes não dormem, eles tem o período de sono, mesmo que não percebamos isso, pois não fecham as pálpebras.

Como montar um aquário

A decoração é o momento em que a criatividade deve rolar solta, porém cuidados com o material escolhido, deve fazer parte do processo, pois existem tipos de pedras e rochas que podem alterar o pH do aquário.

Conchas do mar não deve ser utilizado na decoração, pois aumenta o pH, tornando a água alcalina em excesso, tenha a preocupação de não colocar nada que possa machucar os peixes, como pedras lascadas, decoração de navios quebrados com bordas que possam vir a trazer algum dano a seu animal.

Construa tocas e esconderijos, reproduzindo a vida no mar ou rio, esses nichos servem para que o peixe se esconda no momento de stress ou para os peixes que possuem hábitos noturnos ficarem ali durante o dia.

Como montar um aquário

A escolha do peixe deve ser feita em um local especializado, como lojas de animais de estimação, observe a coloração, o comportamento do mesmo, escolhas lojas com reputação e reconhecimento no ramo, geralmente o atendente é treinado para sanar dúvidas recorrentes, por exemplo, na compra dos peixes, deve-se saber se há compatibilidade entre as espécies, para que você não corra o risco, daquele peixinho dourado lindo, acabar sendo devorado por outro “colega” de quarto.

A alimentação deve ser sempre moderada, e de acordo com a espécie, procure ração de qualidade, evite excesso de comida no aquário, o que poderá aumentar o material orgânico do mesmo, aumentando em paralelo a quantidade de algas e o obscurecimento da água.

A troca da água pode ser feita semanalmente, não se deve lavar o aquário, pois pode-se quebrar o ciclo de bactérias existente dentro do mesmo, o ideal é lavar com a própria água do aquário.

Como se viu a prática de aquarismo requer atenção e responsabilidade em mantê-lo sempre em dia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário